18 fevereiro 2006

Album de recordações

Vim passar o fim de semana a casa, , ao reduto dos papás…Cheguei e vi uma casa totalmente desconhecida…A um canto no quarto uns caixotes, com “as tuas tralhas para escolheres e mandares para o lixo o que não interessar”.
Peguei imediatamente numa caixa de carão de flores que imediatamente recordei e que mal a abri, teve em mim o efeito dum cano roto….Uma enorme inundação, mais conhecida por crise de choro.
A caixinha continha lembranças da melhor fase da minha vida, bocadinhos de papel, bilhetes de barco, museus, autocarro , metro da minha passagem pela Grécia…Curisosamente, pego na caixa no dia em que faz exactamente 5 anos que 3 amigas se aventuraram a ir para a terra onde tudo era tão difereente, o alfabeto, o sol, a praia, a moda…Mas onde as emoções eram iguais: as saudades, as zangas, as paixões, os nervos, a alegria….
Íamos cheias de sonhos e expectativas, mas acho que nunca nenhuma de nós teve a real noção do passo que ia dar…No que me diz respeito, mudou totalmente a minha vida…
Voltei diferente e as pessoas que deixei quando parti não esperaram por mim…Nunca me arrependi de ter ido, arrependo-me sim de ter regressado para uma realidade que já não era minha, depois para um emprego que me deprime todos os dias.
Sinto saudades da cantina e da sua comida merdosa e da simpática cozinheira que só falava por monossílabos, tenho saudades da mussaka e dos canelllonis manhosos, dos ex atletas da Ex União Soviética, do Bobb (allo, Portugal girls), da miss Botswana, do roubador de laranjas, do nosso coordenador taradão, da prof Kominou “listen girls”, dos hospitais “Multibanco”, das incursões a Kolonaki, dos ataques consumistas em ermou, das pitas, do souvlaki, do frappé apesar de não gostar de café , do Luigi, do Swing Thamas, da Marie Aude, da Ivana, dos nosso Bandolete e Herr Flick,do Kofi Jam, da célebre festa da tristana que ninguém conhecia, dos encontros ao final do dia em frente ao museu Benaki, de beber sangria em bacias da roupa, do cleptmaníaco do Xando, da parola da Mgali com o seu poncho, do Speedy Gonzale, dos meus queridos Christian e do meu Deus grego Xristos, das lojas típicas da Plaka, da candonguice em Monastiraki e de ver o sol nascer na Acrópole…
Sinto falta de ser tão feliz ….

8 comentários:

Unknown disse...

Brasa...tou a estranhar-te ultimamente andas muito "moranguinho murcho...", cadê esses teus posts alucinantes cheios de piada que só me fazem rir????
Andas mesmo desanimada com essa multinacional amiga, dá o fora! manda tudo ás ortigas, pega na valise e parte p'ra europa ou quiçá Nova York...the world is waiting for us!!!!
Mas eu entendo-te bem, tem dias assim...eu sinto o mesmo quando pego na caixa forrada com o mapa da rede de metro de superficie de Turim. Ah vida de erasmus...realmente fizemos tudo no tempo certo e esse é a recompensa, pra cima MORANGUINHO.

Filipe disse...

É horrivel a sensação de n pertencermos mais ao mundo em que vivemos. Eu também estive em Moçambique! chorei baba e ranho para entrar no avião! Passado um ano beijei o chao do aeroporto qdo me vim embora para Portugal. Aprendi coisas que não imaginava que pudessem existir. O sol, o calor... Aprendi mto com a pobreza dos outros! Qdo cheguei a portugal, a futilidade dos meus amigos distanciou-me deles. NO ano passado tive na Escócia e qdo terminar o curso é pa lá k vou! Tb estou farto deste país, apesar de adorar os seus aspectos culturais, os socio-económicos não favorecem mto. Quando estive, tanto na escócia como em moçambique, havia coisas marcantes, o cheiro, o tempo, uma musica. Sempre que tenho saudades desses países e kero recordar ponho essas musicas a tocar. Dá pa matar um pco a saudade. Devias experimentar! Não acabar com a dor mas diminui! bjinho

Anónimo disse...

Bem...Mt obrigada pelas paalvaras de encorajamento...Sempre ajudam nestes dias bem cinzentões!
Tristezas à parte, continuo com o meu humor "sui generis"...Os trocadilhos habituais!

Anónimo disse...

UAU...deixa-me respirar fundo, se conseguir. Provocaste um flash de imagens e recordações que..... dispensam comentarios. Há coisas que nos tocam. E tu esmeraste-te neste post. Acertaste no epicentro e ainda sinto as réplicas...deixaste-me um cano roto, gaja. Erasmus mudou as nossas vidas, cruzou-as, intercalou-as... no meu caso, digamos que foi uma mudança na ordem dos... 180 graus será suficiente? Bem, parece que 4 anos depois voltei a dar volta inversa... sem certezas... Essas tuas memórias bateram-me em cheio como uma estalada bem dada! Há coisas que não têm explicação e que por isso mesmo são desesperantes! Será que alguma vez vou estar bem onde estou????? Desta tua amiga de espírito errante, que um dia - em busca de algo...- deixou a vida deliciosa de nómada... By now! PS: nao posso deixar de te agradecer (incluindo às outras duas palhaçonas) o vosso contributo para os fantasticos, magníficos, últimos 4 anos da minha vida :-) Porque será que o nome Herr Flick me soa a familiar?! Gracias, bambina

Adélie disse...

Pois é palhacita,tu foste vítima da nossa incursão em território heleno...E aposto que nunca + vais eskecer a data do meu aniversário!

Nuno disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nuno disse...

Sem nada para fazer numa sexta-feira à tarde vou dar com o teu blog. E ao passar por estas fotos ia jurar que uma delas é de Mikonos. Será que acertei?

Adélie disse...

Acertaste!Aliás, nao 1 mas 2...Foram as melhores férias da Páscoa de sempre em Mykonos, ilha gay por excelência, mas tb com bastante heteros mt interessantes ;)