31 março 2006

Só 5 minutinhos

Já ando há imenso tempo para falar sobre este “produto” televisivo, dedico-me agora a analisar duma forma imparcial - como sempre - esta série juvenil.…
Há uns dias atrás, após uma animada sessão doméstica de limpezas, abanquei no sofá para saborear o vício diário de início de noite, a série “Friends”, mas como em outras ocasiões levei com o “aperitivo” não tão saboroso: o “Diário de Sofia”.
Tentei com todas as minhas forças, pela enésima vez, encontra algum aspecto positivo naquela série manhosa, mas é tudo tão mau, senão vejamos:

-o elenco é deplorável, a representação é tão forçada que é de ir às lágrimas;
-a banda sonora é do mais foleiro que há, até me admira ainda não ter ouvido lá João Pedro Pais ou Delfins;
-os dramas da história não têm descrição…”Copio no teste ou marro que nem uma desalmada?”, “vou ao shopping ou fico em casa a esfregar tachos?” “digo à minha mãe que o meu irmão lhe anda a roubar dinheiro ou faço chantagem com ele e encho os bolsos?”, “levo pão com manteiga para a escola ou pão com marmelada?”…
-o guarda-roupa é qualquer coisa surreal;
-os cenários também não têm nada a ver…A protagonista supostamente vai para NY e só vi imagens dela dentro dum quarto, ou seja, aquilo até podia ser na Buraca!
-Por último, que ideia foi aquela de usar o Ricardo Pereira para representar o papel dum italiano????
Ainda não viram esta pérola da TV? Basta perder apenas 5 minutinhos para depois poder cortar à vontade! E atenção, quando eu digo perder 5 minutos, quero mesmo dizer perder, porque não se ganha mesmo nada a ver aquilo…A não ser uma breve pausa para descanso cerebral!
Última hora…Estava a pesquisar coisas sobre o programa e descobri agora mesmo esta notícia http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=47&id_news=221871. Pelos vistos, esta série fantástica agora vai estar disponível até na Rússia! Meus caros Perestroikos, bebam muitos canecos de vodka antes de verem para conseguir aguentar…

28 março 2006

Serviço de Urgências- versão pobre

Ontem fui submetida a uma pequena intervenção cirúrgica…Até aí tudo normal, não fosse a dita ter ocorrido no hospital da santa terrinha.
Sinceramente nem sei bem por onde comece, mas a verdade é que estar 3 horas a secar no hospital deu para (re)ver de tudo!
Começo por salientar a celeridade na recepção, como convém em qualquer serviço público…Uma funcionária expedita e bem disposta com uma fila de 500 pessoas pela frente e com as habituais burocracias:” o cartão de utente, o BI, o cartão de sócio do SLB, o cartão de eleitor, o cartão de cliente do Jumbo, o seu número de soutien e calçado…”, enfim um rol de coisas desnecessárias para preencher a merdinha do impresso sem o qual não podemos fazer nada.
Seguimos para a sala de espera cuja média de idades ronda os 80 e onde está um cartaz que diz “silêncio, por favor”, mas dá-me ideia que só havia analfabetos no recinto, porque estava lá mais barulho que em qualquer tasco deste país.
Depois à boa maneira portuguesa, mas também com laivos ciganos, a malta leva toda a família atrás: a avozinha, o genro, o filho, o tio…
A melhor parte rever elementos do passado liceal, e aí o kit era variado desde a choca inverterada, à dread que virou boazinha, à ex paixão não correspondida, à “pseudo-amiga”, o sex symbol da Secundária convertido em homem absolutamente banal e com uma aliança foleira.
Não podia aqui também de passar em branco um elogio ao árduo trabalho dos enfermeiros…Tadinhos, eles é que se cansam! Eu agora percebo porque é que usam aqueles chinelos - ontem até já vi uma variante em rosa fluorescente muito “Benetton”- é que dá imenso jeito para se arrastarem o dia inteiro.
Outro elogio para a pontualidade e civismo dos médicos, nuca vi um médico chegar a horas!!! Devem achar que as pessoas não têm mais nada para fazer do que esperar pelo Xôdôtori…
Falando em médicos/ enfermeiros…Ontem mais uma vez fiquei com aquela sensação que eu chamo de “serviço de urgência” e passo a explicar: acho que aquela malta anda toda embrulhada uns com os outros. A história de turnos à noite, só usar batas fininhas e indecorosas…Hmmmm, muito suspeito! Embora não houvesse lá nenhum George Clooney, cheirou-me a “affairs” no ar…
Fiquei a saber também que à 2F é dia da malta porreira ir ao “supermercado”, pois é, estavam lá os junkies/ pica-piedras todos dos arredores…Exactamente, era dia da metadona!
Depois da experiência tão produtiva de ontem, fica mais uma vez provada a minha sábia opção de não enveredar pela carreira hospitalar/ médica e o meu estômago sensível para tanta barbaridade junta…

Os castigos são como as cerejas


Chegada a Primavera, a mudança de hora, a habitual euforia castigadora, achei importante respescar uma frase que me diz muito e que pode mesmo ser considerada a frase génese dos castigos… Deixo ao critério de cada um a sua interpretação e os seus múltiplos significados. Convém também dizer que foram muito poucos os que conseguiram retirar dela todo o seu “sumo”…Deliciem-se!

“Quero fazer contigo o que a Primavera faz com as cerejas.”
Pablo Neruda

21 março 2006

A natural seguidora!



Hoje a Mariana faz 1 ano...


Mal sabíamos nós e todos os "piquenos" deste Mundo que vinha aí um sério caso de castigos...Estou a ver a saga quando ela for para o infantário, os putos todos atrás dela a querer ir ao castigo, a escreverem-lhe cartas com as canetas de tinta fluorescente- hieroglifos- a fazerem presentinhos com plasticina para lhe oferecer, enfim...Um sem número de acções de charme para conquistar a miúda sex symbol da escola.
É claro que ela cheia de atitude, charme , vai desarmar aqueles trouxas todos! Não lhes vai ligar importância nenhuma, porque pode ter o "mini" jeitoso que quiser!!! Para os totós que andarem a babar por ela, eis a reacção...

Quase que apostava que vai escolher o mais rufia, o mais rebelde, o mais quebra corações, o mais "nasty" e "naughty" porque esse sim é o verdadeiro desafio, é aquele que lhe dá a sensação de ter "borboletas no estômago"...
Quem sai aos seus não degenera...Parabéns Marianinha!

20 março 2006

2 em 1....

Ora bem, palavras proféticas: Estamos a arranjar lenha para nos coçarmos!
Esta bela frase foi proferida numa fantástica reunião geral e não podia ser mais sábia, senão vejamos...
A lenha aquece e ainda há 2 posts atrás me queixei aqui do frio....Mas não havendo lenha , há pulgas -após a praga de formigas recente- ou qualquer coisa do género aqui neste gabinete...É que a malta não parou de se queixar com comichões toda a tarde...
Confesso, a táctica foi boa...Despejar aqui uma praga qualquer de "comicháveis"...Coçar para aquecer...Tiro o chapéu ao patronato!

Dona DJ é a última a sair!

Faltam 5 minutos para as 6 da tarde…Dona DJ qual jovem estudante arruma a trouxa- o saquito do tupperware- pega na molhada de chaves e fecha a porta de entrada e o portão.
Não posso deixar de me lembrar de quando andava no liceu e do excitamento e animação quando estava prestes a tocar, com a malta toda a enfiar os cadernos à pressa na mochila.
Pois bem, nessa altura quem cometia essa proeza ficava de castigo e era sempre a última pessoa a sair…E embora a Dona DJ seja gerente do buraco e tenha outras responsabilidades de grande porte a seu cargo, eu acho que ela não deveria ficar impune!
Afinal, Dona DJ …Com o mega ordenado que ganhas, devias mesmo ser a última a sair daqui!!!

Ah, já é Primavera… Ah,ok!

Hoje caiu por terra uma daquelas pedras basilares da minha vida, daquelas verdades absolutas que aprendi na Primária com a Dona Helena : a Primavera começa a 21 de Março, também dia da Árvore.
Pois bem, está mal…A Primavera começa hoje às 18 H e 20 e não sei quantos minutos, com o solstício ou equinócio, ou qualquer coisa desse género. Sempre confundi as efemérides!
Seja como for, se isto é Primavera, eu sou a Cameron Diaz!
Hoje numa viagem de ida e volta levei com as 4 estações do ano todas num mix muito marado: sol com chuvada, sol e calor, chuva e frio, sol e vento…
Seja como for, as expectativas de sol e calor continuam goradas e mantém-se o bater do dente, já que aqui na Multinacional – para variar- está um frio de rachar, porque como todos sabemos... “o gás está muito caro”!

19 março 2006

Porque é Dia do Pai...


Escolhi esta fotografia, precisamente porque mostra imediatamente aquilo que eu associo ao meu pai: a alegria, os sorrisos!

As suas piadas constantes, os trocadilhos, a capacidade de surpreender a cada momento com "tiradas" impensáveis, a forma peculiar como vê futebol- dá pontapés ao sofá, mas nunca diz um único palavrão- a mania de contar sempre as mesmas histórias cujo desenlace já todos conhecemos, mas também a sua enorme capacidade de trabalho, perseverança e dedicação são as coisa que mais gosto nele. Já para não falar da infindável paciência para me aturar nestes quase 27 anos, merece uma medalha e um grande , grande beijinho por ser veradeiramente o meu Herói.

Obrigada por seres assim!

17 março 2006

Lost in Multinacional



Está alguém aí? Alguém está a ler isto?
Helloooooooooooooo....
Estamos sem telefones e sem emails na Multinacional…Oh meu Deus!!!! Estamos totalmente em isolamento!
Será que entrámos num episódio do “Lost” e não demos conta? Vou já pôr um papelinho numa garrafa e enviar pelo esgoto…Pode ser que alguém me venha salvar!

16 março 2006

AA- Alarves Anónimos


A semana começou mal, muito mal…Um ser desesperado, de manhã, já completamente atrasado e a tentar enfiar umas calças…Só à 4ª tentativa conseguiu! Esse ser que experimentou 3 pares de calças, fez saltar os botões e rebentar as costuras das mesmas era mesmo eu.
Escuso de dizer o mau feitio com que eu fiquei, pior mesmo do que aquele que me já característico, se é que é possível. Então optei por medidas “gástricas” e iniciei, ou estou ainda a dar os primeiros passos na tentativa duma dieta.
Resultado, já praticamente me preguei ao estalo com cada um dos elementos desta Multinacional porque pareço uma bomba relógio ambulante. De facto, não comer, ou pelo menos não comer todas as porcarias que adoramos deixa-nos muito infelizes. Eu estou a sentir isso na pele... Tenho saudades de comer uma mega dose de batatas fritas!...
A verdade é que neste momento eu devo estar a passar por aquilo que passa quem está a tentar deixar de fumar ou beber. Será que há algum grupo de apoio? Será que há algum sítio onde eu possa desabafar o meu drama de estar a ressacar de comida…
“Olá, eu sou a Lina e não como arroz, batatas ou pão há 4 dias…”

15 março 2006

Tralha, não obrigada!


Animada com o “dia do Criador” soalheiro e quente que estava no Domingo - e que acabou por se prolongar nos dias seguintes- rumei até á praia. Objectivos: tirar este ar verde/amarelo de Inverno e arejar ideias.
Ora bem, praia implica leitura e portanto a minha primeira paragem foi no belo do quiosque. Esta foi, como diria a nossa amiga songa monga, uma experiência enriquecedora, porque me permitiu chegar a uma conclusão básica: recuso-me a comprar revistas portuguesas!
Cada revista que via trazia ou 1 saco/ mala/ tenda de campismo/ almofada/cadeira de praia/ boneca insuflável/ trem de cozinha/ serviço de pratos/faqueiro, etc, etc… Ou seja, uma data de tralha que não dá jeito nenhum, que só vai ocupar espaço e que mais cedo ou mais tarde acaba no caixote do lixo.
Eu só queria mesmo qualquer coisa para ler, não queria um calhamaço para levar para a praia e muito menos aumentar o meu “enxoval”. Já para nem falar que , para além do trabalhão que ia dar carregar tudo, o preço era escandaloso!
Portanto, a melhor opção: o belo do jornal desportivo (0,70 €) e jornal generalista (1,30).Metade do preço, menos de metade do custo e o dobro da utilidade e informação. Mas não há bela sem senão, fiquei com as lindas mãozinhas tipo carvão!

13 março 2006

Abriu a época!

Sol, muito sol e um calor de torrar, revistas pirosas, línguas bem afiadas…Os ingredientes necessários para dar início às hostilidades no “piscinão” da Multinacional…Os elementos que compõem o gang são os suspeitos do costume!
Hoje houve mega meeting na Multinacional, reunião de “supé crânios” e vai haver imensas mudanças…”Mais do mesmo” ou “vira o disco e toca o mesmo” são apenas algumas das expressões que me ocorrem.
Diga-se que a Multinacional é muito produtiva no que toca a decisões e aquisições sensatas, senão vejamos: o caso “pistachio”, o caso “Dom Sebastião”, a mesa do quintal, o pseudo telhadinho do jardim…Entretanto não há dinheiro para substituir o micro-ondas super sónico e o frigorifico manhoso e a cair de podre. Enfim, um exemplo de motivação do proletariado e boa gestão.
Ao menos que continue este solzinho para tirarmos este ar “verde” e cortarmos bastante, se bem que este calor não é normal para esta altura do ano, mas deve ser o chamado “Verão de São Martinho”- Dona DJ no seu melhor!

Legenda da foto: eliminei as restantes membros do gang , para evitar represálias...Esta foto foi tirada no VerÃo do ano passado,daí a minha cor saudável . Esta foi a versão culta da tertúlia. Hoje foi mais Nova Gente,TV Guia e VIP...Basicamente, desligámos o cérebro!

Acreditem ou não

Cada vez que apresento o meu blog a alguém, ou cada vez que o tema surge em conversa em ocasiões sociais, tenho necessariamente que explicar o conceito de castigo. Uma missão nada fácil e bem espinhosa! A teoria do castigo continua a ser olhada com desconfiança e gera comentários do tipo “naaa, não pode ser, isso é impossível” e umas risadinhas pelo meio. Pois bem, mais uma vez convém reforçar que isto é um bocado “ver, para crer”, o que torna tão difícil acreditar no Poder do castigo!
Se bem que continua a haver muitos incrédulos, pessoas para quem o castigo ainda continua a ser um mito, há cada vez mais crentes e a minha “cruzada” prossegue, evangelizando os mais cépticos e resistentes…Quem acreditar no poder do castigo é só aderir…É como o Sapo, “sempre a curtir, sem compromissos!”

09 março 2006

Ao sabor dos castigos...


Ontem graças à dica preciosa da Ana, entusiasta organizadora dos fantásticos workshops L’oreal, descobrimos um cantinho do moranguinho muito, muito acolhedor bem no coração de Lisboa.
O jantar foi no mínimo delicioso, com muitos morangos com chocolate quente, com fotos comprometedores e com as conversas do costume… Mas o momento alto foi sem dúvida a “aparição” do inspirador da teoria dos castigos, o directo responsável por este culto, e também pela criação deste espacinho onde debito as minhas historinhas… À pessoa em questão, um muito obrigado e já agora, continuas "drop dead gorgeous"!

08 março 2006

Dia da Mulher e do Homem também!!!


Hoje é Dia da Mulher e sinceramente eu até nem sou apologista deste dia, porque como diz a minha sábia amiga Débora Funguila, Dia da Mulher é todos os dias!
A verdade é que eu não sou nada feminista, nem pró igualdade de sexos e essas tretas…Há coisas de gaja e outras não!
Como já aqui disse muitas vezes, mudar óleo, pneus e essas coisas do ramo automóvel assim como furos com Black & Decker, reparações, consertos e afins é coisa de gajo e pronto! Sabe Deus o meu ar de perdida cada vez que vou “leroy Merlin” a olhar para as 500 variedades de parafusos, 250 variedades de esmaltes, puxadores, torneiras e por aí fora…
Eu sou mais da onda de ler a Vogue e a Glamour, aventurar-me na cozinha a experimentar novidades gastronómicas que nem sempre correm bem, fazer sessões de corte e cose com as amigas, ver revistas pirosas com as miúdas da Multinacional, abanar o capacete no Lux, ir às compras ao Shopping e à Baixa, estoirar dinheiro em roupa, e porcarias que às vezes nem uso, já para nem falar na compra de centenas de artigos com morangos… Isso faz de mim um orgulhoso elemento do sexo feminino que por acaso assinala o seu dia hoje…Embora tenha que confessar que apesar da maioria das minhas amigas serem mulheres, que eu adoro- fazia aqui uma listinha tipo discurso de Oscares e ainda esquecia alguém- mas também há mulheres bem CABRAS e que desonram a classe, dadas as constantes "sacanagens" para pisar quem quer que se lhe atravesse no caminho...Ressabiadas!
Seja como for, ainda bem que é Dia da Mulher, assim há um belo pretexto para a brigada do castigo se reunir numa jantarada no bairro para o tema do costume e obrigatório neste dia: os homens!!! Estamos sempre a desdenhar, mas no fundo, bem no fundinho, não vivemos sem eles…

07 março 2006

Sponsored by Farinha Branca de Neve


Uma loira, uma morena e um elemento masculino…Não, não era o videoclip do Marco Paulo, mas os ingredientes para uma noite bem animada!
O local: o nosso cantinho habitual para jantar com a anfitriã mais animada e que melhor me compreende “então, vais querer mais umas batatinhas fritas ??”…
Supostamente a noite ia ser calminha, a cusquice habitual, umas conversinhas sobre castigos, aliás, uma pequena introdução ao tema, dado termos um “novato” nessas andanças…Parecia que ia ser um serãozinho bem pacato, mas foram surgindo indícios de que seria bem agitado, nomeadamente, a minha involuntária e recorrente tendência para corar de 2 em 2 minutos nessa noite - algo que raramente acontece e umas belas massagens muito, muito bem executadas...
Lá está, o que parece raramente é…E a calma acabou de vez com uma mega invasão gastronómica…Uns certos moçoilos, em particular um certo artista brasileiro bem conhecido do público feminino e sua comitiva em digressão fazendo publicidade a um produto tão tradicional e tão querido pelo meio artístico: Farinha Branca de Neve.
Na verdade eles queriam tanto demonstrar a pureza e a qualidade da Farinha Branca de Neve que passaram a noite a “cheirá-la”, até mesmo quando iam aos parzinhos ao WC.
“Pô cara, eu cheirei demais, eu tou muito out”, foram, segundo a amiga mais íntima da estrela -amiga de há muitos, muitos anos e que já andou aos beijos com ele, mas só beijos!- as palavras mais proferidas nessa noite…Eu percebo, passar a noite a cozinhar cansa e muito, tadito!
E como disse uma sábia pessoa nessa noite, uma pessoa que por acaso tem um blog e tal…Pena ele não estar muito “hot”, sim, porque não estava mesmo!
Estava a tentar não falar do casaquinho foleiro do jovem em questão, mas é mais forte que eu…Aquele misto de jaqueta do rancho folclórico, com casaquinho de forcado foi o verdadeiro anti-climax e anti sex symbol para nós!

02 março 2006

Bacalhau...Só da Noruega



Estava agora aqui na Multinacional a ouvir a Dona DJ falar com a “Croquete” sobre a origem do bacalhau, do verdadeiro bacalhau! E como toda a gente sabe, esse é da Noruega!
Outro dia achei piada ver a ministra norueguesa das pescas em Portugal toda contente por ver que a malta cá só come bacalhau da Noruega. Ora bem , eu cá no lugar dele não achava muita piada a ver a malta toda daqui do 3º Mundo a trincar o bacalhau alheio!
Muita gente fala de quantos pratos já provou com bacalhau, ele é “à Zé do Pipo”, “à Brás”, “à gomes de Sá”, “à narcisa”, mas o melhor sempre achei…Deve ser o “bacalhau com todos”, uma espécie de orgia com bacalhau…Hmmm, sugestivo!
Esta conversa trouxe-me também muitas recordações e bastante boas…Uma época longínqua em que eu provei O verdadeiro bacalhau da Noruega e posso jurar que não é salgado nem seco demais, mas antes muito, muito apetitoso!
É em alturas como esta- não querendo cuspir no prato onde como- que penso como é bom provar um gourmet internacional de qualidade e não o cozidinho à portuguesa aguado…