06 novembro 2006

Que pena o meu jactinho estar avariado


O dia de ontem trouxe-me à memória as sábias palavras dum moçoilo vestido de feijão verde no comboio há uns anos atrás, dizia ele “ai, meu Deus com este temporal e esta chuvada, o comboio ainda tem um furo!”…O comboio não teve um furo, mas a linha estava toda esburacada, alagada e teve de ser cortada.
Há alguns dias atrás transmitiram um daqueles programas para boi dormir sobre o início da exploração ferroviária em Portugal, que aconteceu há alguns 150 anos atrás… Agora que penso nisso, acho que desde essa altura até agora, as inovações introduzidas foram zero, e eu continuo a achar que os carris são feitos com matérias topo de gama, tipo pauzinhos de gelado do Super Maxi.
O corte da linha implicou um transbordo - Arghhh, o quanto eu odeio esta palavra- e foi aí que se gerou o caos, as velhotas a carregarem os 10 garrafões e galinhas, as mães a agarrarem nos seus petizes, como se se tratasse dum filme do Oeste selvagem e os bandidos viessem invadir a cidade…Claro, que à bela maneira portuguesa houve muita confusão, peixeirada e o tradicional “a culpa é do governo”.
Perante toda aquela caldeirada, eu inacreditavelmente não conseguia parar de rir – embora devesse chorar já que gramei a pastilha de 2 horas de atraso- com as belas lembranças dum episódio semelhante em Meteora, no coração da Grécia com uma peixeirada em grego e com português à mistura, o resultado: os sacos seguiram no autocarro e as desgraçadas ficaram em terra…

Notinha:A comunicação social divulgou largamente o corte da linha, o site da CP não tinha – e continua sem ter - uma única linha sobre o assunto, o número azul da CP tinha um tempo médio de espera der 5 minutos, o que é mentira, já que das duas vezes que liguei, estive 7 à espera…Só incentivos ao uso dos transportes públicos!!

3 comentários:

Sapos Xoros e After Eights disse...

Amiga, vou já falar cos meus contactos na CP para q seja resolvida essa falha....

Entretanto, fizeste mta falta! Foi anhanço total por cá....
Tenho novidades... arranja aí um tempinho:)

E ontem, viste o classico sweet november ou n ??? Brilhante:)

Anónimo disse...

Quanta injustiça...

O programa não foi para boi dormir, e as travessas (e não os carris) já são feitas em betão armado, em lugar dos pauzinhos do Super Maxi.

Quanto a inovações tecnológicas, existem imensas (controlos de velocidade e sinalização, métodos de soldagem de carril que evitam a trepidação do comboio, suspensões activas), apesar de coexistirem com alguns arcaísmos. Tudo isto foi descrito no "programa para boi dormir"...

A relação passageiro-transportador é que continua muito foleira: nem sempre as informações são dadas oportunamente, e por vezes primam pela inexactidão: basta ver os malditos painéis informativos da Linha de Sintra!

Pelo menos, não atiraram com o comboio para fora da linha, ao contrário do que aconteceu em Espanha...

Adélie disse...

Dave,
Eu até sou bastante adepta de documentários e principalmente de história, mas não aguentei mais de 5 minutos daquele documentário...A locução era do Eládio Clímaco e ressuscitou logo o fantasma dos Jogos sem Fronteiras...Nãoooooooo!