29 novembro 2006

Au revoir



“Chéres amis”,

Nos próximos dias, a partir de demain, não estarei cá…Espero que sintam a minha falta e dos meus posts ici, parce que eu estarei de voyage numas mini vacances.

Entretanto hoje tenho de arrumar a minha valise de carton com grande vitesse para ir para Lisboa apanhar o avião.

Espero que a viagem corra bem e que a aterrisage seja trés suave e que eu me amuse beaucoup nestes jours.

Infelizmente, por falta de argent, não posso trazer souvenirs jolies

para todos, mas levo-vos no meu coeur.

Grandes bisous e a bien tôt

Adélie

28 novembro 2006

Diz que é uma espécie de carta ao Pai Natal

Já sei que não existes, já sei que não entras pela chaminé, já sei que há 300 clone teus espalhados pelos centros comerciais deste País, mas como a esperança é a última coisa a morrer, aqui ficam os meus pedidos, na esperança que atendas às minhas preces, porque ao fim de contas eu portei-me sempre muito bem e comi a sopa toda!
Já que não tenho paciência para aquele ritual da Passagem de ano, de comer 12 passas (blhéeec), aproveito e peço já 12 singelos desejos:

-Aumento de ordenado;
-Novo emprego;
-Regressar à Croácia, e se possível à Grécia ou a New York;
-uma modesta casinha pertinho do mar;
-um cartão de crédito só para estoirar na Fnac;
-Aqueles óculos Escada que ando a namorar há meses;
-um fecho eclair para a minha boca, na sequência do post anterior;
-uma dieta milagrosa;
-o pack de DVD’s do Friends, 24, Sex and the City, Little Britain and so on para os serões chuvosos;
- Numa de Misss Universo- ou será numa onda Floribella??- paz , amor para todas as criancinhas;
- O Hugh Jackman, ou o Santoro ou o Clooney- o que houver em stock- só com um laço gigante;
-e a chegada daquela pessoa muito, muito especial, que eu espero há muito tempo…Tu sabes quem é!

27 novembro 2006

Falar ou não falar, eis a questão...


Querido blogzinho,
Já ando há muito tempo a pensar neste assunto, são horas de sono que perco, mas infelizmente ainda não me tira o apetite, o que até seria bom…O drama de que te falo hoje é a necessidade urgente de arranjar um fecho eclair para a minha boca, o facto de eu não aguentar 2 minutinhos sem falar e a cada frase ter a necessidade de incluir uma piadinha, normalmente muito seca.
O trauma tem aumentado nos últimos tempos, primeiro foi uma conversinha aqui na Multinacional, em que foi dito claramente que o meu ex. gabinete agora era um sossego porque eu já não estava lá e ainda tive que ouvir o “sim, porque tu nunca estavas calada!”…Isso já foi mau, mas este fim de semana bati no fundo… Ouvir alguém que tinha acabado de conhecer dizer “bem, impressionante, tu não te calas, já me tinham dito que não paravas de falar um minuto, só não imaginei que fosse mesmo verdade…”.
Inevitavelmente fui transportada para a minha infância, para o belo dia em que ia rebentando porque a minha irmã me ofereceu 500 escudos – sim, já foi há mesmo muito tempo - para eu aguentar 5 minutos calada e eu pura e simplesmente não consegui!
Eu juro que ando a tentar refrear a piadinha, evitar falar demais, mas é mais forte que eu e começa a arruinar a minha vida social … Gralha, fala barato, matraca, metralhadora são as expressões que me ocorrem e que começo a achar que as pessoas associam a mim!
Ah, se tu ao menos pudesses falar e dar uma ajudinha …Algum grupo de apoio para pessoas tão “comunicativas” como eu…
Um bem haja muito grande por me aturares!

24 novembro 2006

Poesia em véspera de fim de semana

S. Pedro (de Sintra) inspira-me profundamente...Deixo-vos a minha pérola literária para este fim de semana convidativo a overdose de TV, sofá, mantinha e junk food...
"Chove forte, fortemente, como quem chama por mim…é chuva infelizmente e prevê um fim de semana bem ruim!"

22 novembro 2006

Completamente Lost

As saudades já apertavam e ontem finalmente decidimos reeditar as tão famosas sessões “Lost”. Embora ontem não estivéssemos a 100%, não faltaram as tiradas brilhantes e a boa disposição habitual, acrescida dum medo invulgar da minha parte acompanhado de alguns esticões no sofá e que depois me levou a ir a correr para o carro que estava longíssimo. Apesar do ligeiro pânico - talvez motivado pela proximidade duma viagem de avião nos próximos dias - vim todo o caminho a pensar que não me importava nada de ir parar a uma ilha deserta e paradisíaca com alguns dos exemplares masculinos da série, nada mal apessoados e muito prendados. Aliás, pensando na 3ª série e no novo elemento, o Xô Rodrigo Santoro, aí então é que era um verdadeiro sacrifício, mas vai daí a natureza da mulher é o sofrimento e abnegação!
Inevitavelmente recordei-me daquele fantástico dia passado com o Rodrigo Santoro no Hotel da Lapa, também no mês de Novembro há 2 ou 3 anos. Sim, é verdade, um dia inteiro em que eu devo ter sido das mulheres mais odiadas de Portugal, um dia inteiro, de manhã cedo até à noitinha, em que houve beijos, sorrisos, conversas… E eu passei o dia inteiro a beliscar-me e com um rubor permanente no rosto! Para os elementos do sexo feminino que lerem isto…Não, ele não tem nada a ver com aquilo que vemos na televisão, é simplesmente mil vezes melhor, não admira terem-no incluído no Lost, faz perder a cabeça e a orientação a qualquer uma!

20 novembro 2006

Será que sou anti-patriota...

Outro dia dei por mim a pensar, talvez eu tenha nascido no sítio errado, talvez eu seja esquisita...Seja lá o que for, constatei que vou muito contra a maioria e o que é "portuguêsmente correcto".
-Não gosto de música portuguesa, seja ela faduncho, Xutos, GNR, João Pedro Pais, Rui Veloso, Madredeus... Não consigo, não entra!
-Acho o galo de Barcelos uma autêntica foleirada;
-detesto as festas dos santos populares;
-não gosto de cozido àportuguesa;
- como o prego sem o ovo a cavalo;
-não vou para a praia com a lancheira Camping Gaz;
-acho horrível tirar férias em Agosto;
- não tenho pachorra para a repetição de músicas nas playlists nacionais, onde os sucessos do momentos são albuns de 2003;
-não consigo achar piada aos musicais do Filipe la Féria nem aos Malucos do Riso;
-não como sandes de coiratos nem bifanas à porta do estádio;
- greves, manifs -cenário quotidiano neste cantinho à beira mar plantado- e afins irritam-me profundamente!

Tudo somado, motivos de sobra para o SEF me expulsar do país com justa causa.

15 novembro 2006

Um presente para mim, um presente para ti e outro para quem calhar


O Natal aproxima-se e juntamente com ele traz o drama do papão das compras e da lista de presentes. A minha lista costuma ser simples e tem cerca de 10 pessoas, eu, eu , eu e sim, a família mais próxima e algumas amigas, pessoas a quem faz sentido eu oferecer presente pelo que significam para mim. Contudo, na minha família a questão dos presentes foge totalmente à regra e as listas chegam a contemplar 40 pessoas!!!
Nesta época do ano é normal é lojistas e empresas oferecerem presentes aos seus clientes habituais, como forma de agradecimento pela sua fidelidade ao estabelecimento e de modo a manter essa relação. Chamem-lhe acção de charme, cortesia…O que quiserem, mas é simpático e resulta!
Em minha casa a roda gira ao contrário, isto é, os presentes são oferecidos à cabeleireira, ao sapateiro, à manicure, à senhora da charcutaria, à florista…Como se não bastasse o dinheiro todo que lhes é dado a ganhar durante o ano, ainda levam com mais um presentinho na meia.
Seguindo este raciocínio, vou repensar a minha lista e já decidi quem serão as novas entradas para a tabela:
-a senhora da padaria, que me dá sempre carcaças bem branquinhas;
-a minha manicure, porque o verniz aguenta bem uma semaninha ou 10 dias;
-o senhor gordo da bomba de gasolina –que por acaso até parece o Pai Natal - e que evita que eu apanhe frio ao sair do carro para abastecer;
-o perestroiko da bomba de gasolina, porque uma vez até me convidou para tomar café;
-o tipo brasileiro da pastelaria que me oferece 6 natas ao preço de 4, tá bem que não é só a mim, é a todos os clientes, mas pronto, oferece;
-o senhor da churrasqueira onde vou buscar frango, porque a dose de batatas é sempre XXL;

Bem, o melhor mesmo é sair mais cedo hoje da Multinacional e deitar mãos à obra, não vá cair mais alguém na lista...

09 novembro 2006

O importante é manter a linha

Sempre ouvi dizer desde pequenina que as drogas fazem mal e que nunca devíamos seguir esse caminho, mas ultimamente cada vez mais em convenço que essas vozes estavam redondamente enganadas.
Pego na Vogue americana - sim, porque a portuguesa é uma pseudo revista - na Harper’s Bazaar ou na Vanity Fair e, nas primeiras páginas, tenho a Kate Moss em dezenas de anúncios de várias marcas entre as quais Louis Vuitton, Burberry, Longchamp…Esperem lá, esta não era aquela “piquena” apanhada a fazer linhas com pó de talco na night londrina? Parece que sim, e para castigo, toma lá... A conta bancária dela tem mais dígitos que o número de ex namorados da Elsa Raposo.
Não queria falar dos rumores de anorexia que surgiram no início da sua carreira, quando ela protagonizava as campanhas Calvin Klein, mas olhem, escapou-me... Face a isto tudo, miudagem, um conselho amigo: toca a fazer o jogo do galo, o bingo, a macaca, com linhas de pó e já agora, esqueçam também aquela treta de comer a sopa toda!

07 novembro 2006

Amargo Novembro


“E tudo o vento levou”, “Casablanca”, entre outros títulos…A velha história do costume, a minha irmã resmungar: “se já sabes que acaba assim, porque é que insistes em ver?? ” Pois, lá está, o eterno prazer do auto-flagelo, da tortura, foi isso mesmo que me levou a ver novamente no Domingo à noite, o “Sweet November”.
Partilho aqui algumas conclusões deste visionamento:
-O Keanu Reeves é muito mau actor, diria mesmo, um verdadeiro canastrão;
-A Charlize Theron fica bem até com um saco de batatas;
-se eu agisse tão loucamente como ela - e às vezes bem que cometo algumas loucuras - não tinha a mesma sorte de certeza;
-se eu perguntasse a um jovem se queria ser o meu mês de Novembro, a resposta seria provavelmente, uma palavra entre 4 a 5 letras começadas pelas vogais v, c ou p;
-Comer chocolates belga não atenua a tristeza, só a piora…Especialmente no dia a seguir, quando não entramos nas calças;
-Chorar baba e ranho antes de ir dormircausa uma valente dor de cabeça e uma insónia desgraçada!
Basicamente, histórias daquelas , como já todos sabem, só acontecem nos filmes…O mês de Novembro já vai quase a meio e “cadê” o meu Príncipe? Parece mesmo que terei que esperar por Dezembro, ao menos o Pai Natal, esse aparece de certeza!!!!

06 novembro 2006

Que pena o meu jactinho estar avariado


O dia de ontem trouxe-me à memória as sábias palavras dum moçoilo vestido de feijão verde no comboio há uns anos atrás, dizia ele “ai, meu Deus com este temporal e esta chuvada, o comboio ainda tem um furo!”…O comboio não teve um furo, mas a linha estava toda esburacada, alagada e teve de ser cortada.
Há alguns dias atrás transmitiram um daqueles programas para boi dormir sobre o início da exploração ferroviária em Portugal, que aconteceu há alguns 150 anos atrás… Agora que penso nisso, acho que desde essa altura até agora, as inovações introduzidas foram zero, e eu continuo a achar que os carris são feitos com matérias topo de gama, tipo pauzinhos de gelado do Super Maxi.
O corte da linha implicou um transbordo - Arghhh, o quanto eu odeio esta palavra- e foi aí que se gerou o caos, as velhotas a carregarem os 10 garrafões e galinhas, as mães a agarrarem nos seus petizes, como se se tratasse dum filme do Oeste selvagem e os bandidos viessem invadir a cidade…Claro, que à bela maneira portuguesa houve muita confusão, peixeirada e o tradicional “a culpa é do governo”.
Perante toda aquela caldeirada, eu inacreditavelmente não conseguia parar de rir – embora devesse chorar já que gramei a pastilha de 2 horas de atraso- com as belas lembranças dum episódio semelhante em Meteora, no coração da Grécia com uma peixeirada em grego e com português à mistura, o resultado: os sacos seguiram no autocarro e as desgraçadas ficaram em terra…

Notinha:A comunicação social divulgou largamente o corte da linha, o site da CP não tinha – e continua sem ter - uma única linha sobre o assunto, o número azul da CP tinha um tempo médio de espera der 5 minutos, o que é mentira, já que das duas vezes que liguei, estive 7 à espera…Só incentivos ao uso dos transportes públicos!!