06 outubro 2006

Se eu soubesse o que sei hoje...

Tinha ido para professora!
Ora bem , vejamos a minha vidinha se assim tivesse sido:
- tinha 3 meses de férias;
-férias de Páscoa, Natal, Carnaval, Halloween, Hannukah, etc...
-manifs e greves de duas em duas semanas (de preferência às Sextas- feiras);
-comida barata no bar dos professores;
-era chamada de xô doutora;
-tinha o trabalho feito duns anos para os outros;
-disfrutava de mais de 3 meses de férias, graças aos fantásticos "artigos" da legislação que tanto jeito dão para faltar em dias como hoje!!!

9 comentários:

leao.xxi disse...

acho que xôs doutores, não vão achar muita piada ao teu post, mas que tens razão tens...e se um gajo não passar, a culpa nunca é deles, nós é que não nos aplicamos...prepara-te para uma manif no teu blog!!!!

Zé Carlos disse...

Já ha muito que passo por aqui, gosto de te ler, gosto do modo despreocupado e ritmado com que escreves. Dá gozo ler.
Hoje quando vi este post, deu-me vontade de rir, mas pensei ate em declarar guerra aberta ao mesmo... :-)
No meio de tanta asneira, acabas por dizer algumas coisas, meio a brincar e porque a brincar também se fala a sério, só te faltou falar na violencia que é enfrentar turmas de 30 alunos, cuja vontade é estar em todo lado menos numa sala de aula. A viloencia que os professores ao vitimas e que pouco ou nada podem fazer. Bom, e se tivesses ido para professora, mesmo com uma boa media de final de curso, muito possivelmente estarias ainda hoje a ver a lista dos não colocados...
Já agora, por falares em comida barata do bar... ias muito à cantina, quando eras aluna? ;-)

Seria certamente um comentario enorme, cheio de pequenos apontamentos, mas sendo a serio ou a brincar este teu texto, não perde o teu ar "fresco" de brincar com as palvras.
Deixo-te um bjo de boa semana e espero que nao leves a mal, vir ao teu cantinho e escrever esats coisas, ainda mais sendo esta a nossa primeira vez :-)

Sapos Xoros e After Eights disse...

Oh amiga, mas nós somos professoras....
As Mestra Sapa e a Mestra Ka!!! Diz lá se n é melhor ser Mestra do que Xô qualquer coisa???
Eu prefiro!
Sábado temos concerto reggae.... com bebés.... Alpha Blondy nas docas - semana do caloiro do técnico! E digo te mais: esta banda pedi eu de encomenda ao "preto" ... lol

Anónimo disse...

é pena é o governo estar a complicar cada vez mais a vida dos professores, porque de resto a vida de professor é optima!

Anónimo disse...

Muito injusto e sem qualquer fundamento este post.
Deveria informar-se para poder rever essa sua opinião.

Adélie disse...

Bem, vou sofrer represálias...Daqui a nada a Fenfrop faz um link para o meu blog e vem cá tudo linchar-me. Lamento imenso, mas é mesmo a minha opinião...Baseada em factos concretos, vários amigos professores (de diferentes disciplinas e anos de escolaridade)e até mesmo a minha irmã!
Só tenho pena é de não ter sabido escolher o curso há uns anos atrás...

Anónimo disse...

Acho que está a ser injusta. Se fossemos analisar bem todas as profissões chegariamos à brilhante conclusão que todas têm as suas regalias. Não sou professora, sou médica, e pelo que vejo pela minha irmã, cunhado, irmã de cunhado e mais uma cambada valente de amigos, todos eles têm menos direitos que uma simples secretária. E no entanto, de quem eu me lembro e a quem eu dou valor pela óptima formação que tenho, são os meus professore do ensino básico. Veja lá se antes de atacar à bruta esta classe, pense melhor e saiba dar o devido e merecido valor.

inês, a anónima disse...

Eu também gostaria de ser professora por todas as razões que apontas, mas a verdade é que estás a falar numa realidade que não conheço.
Hoje em dia as condiçoes de trabalho para um professor NAO COLOCADO sao mesmo é PRECÁRIAS. Contratos? yeah, right! Recibos verdes e ja vai com sorte!Oferecem umas horinhas por semana, a pagar 6,7,8 euros. "ai nao queres? haverá quem queira!" IMAGINA! Que bom é ter tanto tempo livre! Serve p pensarmos o q vamos fazer para pagar a casa e a comida!
E depois há as partes giras: crianças impertinentes, mal formadas; com pais tao maus ou piores q elas...
Sim, parece-me uma maravilha ser professor/a.
Cada caso é um caso e se corre bem aos professores q conhece, fico mt feliz por eles. Eu olho para a lista de não colocados há alguns anos e continuo sem ver esse oasis de que fala.
Cheers

Anónimo disse...

se a vida d professor é tão má, tão mal paga, tão cheia d perigos...interrogo-me porque tanta boa gente continua a querer ingressar na classe.
ser professor n é, ou pelo menos n devia ser para todos: ter habilitações para o ser, n implica obrigatoriamente ter vocação para exercer.
há professores a mais e portugal continua sistematicamente a ser o país da UE com piores resultados a nível da educação. o q é q pode este governo fazer???
cambada de classe corporativazinha..é o q são!