14 julho 2006

Língua muito traiçoeira

Enquanto estive uma semanita em terras croatas tive oportunidade de ter aulas dessa bela língua, algures entre banhos na piscina/ praia e noitadas no Varadero. Escusado será dizer que uma das primeiras palavras que aprendi a dizer foi morango, é “jagoda” (lê-se iágoda).
O professor era óptimo – tirando os exagerados tiques efeminados e as gargalhadas estridentes- e devo dizer que as dicas dele foram muito, muito preciosas, especialmente no capítulo noctívago.
As minhas aulinhas serviram também para ver que palavras perfeitamente normais numa língua são no mínimo desaconselháveis na outra, senão vejamos:
-Se alguém falar em “rata” na Croácia, não fiquem ofendidos, é que essa é a palavra para rua;
-A moeda oficial do país: a Kuna…Sem comentários!
-“Oprostite” não é um insulto, mas sim o típico “desculpe “ que usamos para tudo desde chamar o empregado até ao “fash’avor”;
-E finalmente atenção à expressão “ vai dar uma curva”, em croata curva é o nome que se dá ás meninas de vida fácil…
E pronto, é tudo por hoje de dicasúteis para vossa viagem à Croácia…Se precisarem de guia contem comigo! Apercebi-me agora duma falha gravíssima, não perguntei como é que se diz castigo em croata!

11 comentários:

Sapos Xoros e After Eights disse...

Cá me aprece q castigo é "Lina".... ou Cabral....

Anónimo disse...

punishment (eng)

bestrafung (ger)

punition (fr)

punizione (it)

Anónimo disse...

straf (holanda)

τιμωρία (grego)

наказание (russo)

Anónimo disse...

o glossário continua dps do almoço poorque agora estou com fomeca...

Adélie disse...

Essa fome toda foi despertada pela conversa do castigo?

Anónimo disse...

Claro que é bastante sugestivo falar em castigos e como tal à que alimentar o corpo, se for com uns moranguitos geladinhos com um pedacito de chocolate quente por cima é ainda melhor e com a companhia certa é "suuuuuuuuuper"

Como sempre anonymous

Adélie disse...

Isso é um convite?...Os ingredientes agradam-me bastante!

Anónimo disse...

Mais sugetivo ainda...!

Serias tu o moranguito e eu o chocolate quente?

Adélie disse...

Mnham mnham!!!Isso quer dizer que comigo te derretes todo?... ;)

Anónimo disse...

Sem dúvida que ficaria bastante lambuzado (uiiii que imagem tão horrivelmente descritiva)

Anónimo disse...

Bem e posto isto eu ía a fazer um comentário mas depois de ter lido a troca de galhardetes entre um morango e um chocolate quente, tudo o k eu possa dizer não me parece k tenha qualquer interesse! :(