22 fevereiro 2007

Parabéns cantinho!!!

O meu bebé faz 2 anos hoje, pois é, parece que foi ontem, mas o singelo cantinho do moranguinho já anda nestas andanças "blogueiras" há exactamente 2 anos!!!
2 anos e mais de 200 posts depois lamento informar que a minha vida está basicamente mais estagnada que o mar Morto. A única coisa que vai animando as hostes são as peripécias que vou relatando aqui muito em jeito de desabafo.
Adorava aperaltar o look do blog, mas continuo uma básica nestas coisas e portanto, caros leitores, o layout do blog mantém-se e não levam presentinho de aniversário. Espero que isso não seja um elemento dissuador das vossas visitas que eu muito, muito agradeço!
Ah, é verdade, também não há bolo porque eu estive doente e ainda estou em convalescência...
Basicamente não há nada a não ser este post...Bem, é melhor sair de fininho...

20 fevereiro 2007

Parabéns Rui Gama

Hoje faz anos o Rui Gama...E perguntam vocês, quem é esse gajo?
Pergunta normal tendo em conta que , como diria uma miga minha, o Rui Gama está para o futebol , como a Ilda de Castro - essa diva!- está para a música Pimba, ou seja, nãoa parecem em lado nenhum!
O RuiGama passou ao lado duma grande carreira futebolística, aliás, o mais perto que ele esteve duma carreira, deve ter sido para apanhar a carreeira para os treinos.
O Rui era bom jogador, mas não teve grande sorte, ou pelo menos não tanta como os irmãos um deles ainda a jogar no Rio Ave e outro, ex jogador do FCP a alinhar actualmente no Braga.
O Rui passou pelo Braga, Penafiel, Ovarense, Académico de Viseu , Famalicão e União de Lams, hoje em dia...Have no idea!
A verdade é que durante muios anos o Rui Gama foi o meu grande amor, desde um Verão em que vi a foto dele nos Cadernos da Bola e fiquei completamente apaixonada. Dediquei-me depois a recolher "clipping" dele-o que era fácil porque não saía nada na imprensa- e a espalhar a religião Rui Gma pela Escola Secundária, eu votava Rui Gama para a Associação de Estudantes, escrevia o nome nos cadernos, nas portas , nas mesas, nos balneários..!
Como o mundo é de facto uma tangerina, a cunhada dele era a melhor amiga da minha irmã na universidade e acabei por vir a conhecer o Rui Gama.
Lembro-me de todas as semanas lhe enviar cartas e em cada aniversário o belo do postalzinho...Era mesmo otária eu!
Foi talvez a minha grande paixão da adolescência e durou uns belos anos. Se calhar no fundo, no fundinho o meu sonho era ser mulher de futeboleiro..O que é muito mau, porque equivale a dizer que queria ser uma parola vestida dos pés à cabeça com roupa cheia de logos. Não, prefiro continuar a pensar que era mesmo porque ele muito giro.
Alguém sabe onde pára o Rui Gama?

E assim se passou!

Carnaval na terrinha...Ah!!!Que bem que soube!
A festa habitual mudou-se para a "casa do Povo" onde um conjunto abrilhantava-adoro esta palavra!- o serão com a sua actuação. Se bem que, acho que quando são apenas dois elementos não se pode propriamente chamar conjunto.
Os habitués, em fatos pouco habituais, mas com as tiradas de engate habitualíssimas, no top claro, "o teu sorriso é o máximo" e o "adoro essas tuas covinhas". Valeu o cartãozinho tipo Bingo de 10 Minis pela bela quantia de 5 €.
Ponto negativo da noite, entrar na casa de banho das raparigas e ver o Pai Natal a fazer o seu xi-xizinho, eu passava bem sem essa imagem.
Seguiu-se uma noite surreal na discoteca, com muitos esqueletos saídos do armário e que se saldou num bolso cheio de bilhetinhos com mensagens bem simpáticas e muito misteriosamente num cartão em branco no final...A verdade é que entretanto já bebi quase 1,5 l de 7Up e quem me conhece bem, sabe o que isso significa...!
O melhor momento da noite foi sem dúvida ver entrar alguém que toda a vida eu e as minhas amigas chamámos de Conde Drácula- cabelo lambido, figura tísica..- entrar na discoteca, vestido de....Txaram...Conde Drácula!Só foi mesmo necessária a capa de vampiro!!!Ideia económica,hã?

14 fevereiro 2007

Nãaaaaaaaaao

Pior que ver ramos de flores a passar e embrulhos com laçarotes gigantescos é levar com "Sirene" Dion a cantar a música do titanic ali no rádio da entrada...Estamos mesmo a afundar-nos...Que se segue? João Pedro Pais?

Abordagens românticas

No dia das floristas e das lojas de presentinhos género “Funny Bunny”, resolvo repescar os melhores engates/abordagens de que já fui “vítima”. Sim, vítima, porque são verdadeiros atentados…

O perestroiko bomba
Bomba não por ser uma brasa, mas por trabalhar na bomba onde eu abastecia. Para além de quase atropelar os colegas para ser ele a pôr gasolina no meu carro, punha-me pontos a mais no cartão e um belo dia tomou coragem e convidou-me para tomar café…
Só voltei à bomba após uma visitinha do SEF!

O bom ucraniano (em vez de samaritano)
Ia eu alegremente no comboio da linha de Sintra, bem, muito alegremente não ia, porque, como sempre, ia agarradinha à mala e de olhos bem atentos a possíveis amigos do alheio. Bem, lá ia eu quando um perestroiko se sentou ao meu lado e começou a meter conversa, a dizer que era ucraniano, mas não era mafioso nem bandido como nós os rotulávamos. Algures na conversa, disse o quanto admirava os ucranianos por virem para cá ajudar a erguer este País- não, não fiz estas declarações sob pressão de sofrer represálias- e comecei a levar com a conversa de “eu estar sozinho, eu precisar de companhia…”, que se alastrou a um convite para café. Saí na paragem a seguir e esperei pelo próximo comboio.

O “pintor”
A melhor abordagem de sempre…O maior cromo do liceu, um mix de John Secada* com Cantona e Rambo todo de ganga…
Um belo dia abordou-me e disse que precisava de falar a sério comigo porque “estava a pintar um clima entre nós”, nessa mesma conversa convidou-me para a matiné (!!!) da Day After (talvez uma das discotecas mais manhosas que conheço), que ficava apenas em Viseu, a mais de 40 kms da terrinha… Ora bem, tirando que na altura ninguém tinha a carta, a hipótese era…Ir na Famel dele!!!! E eu recusei…

Hélau pórtugale garle

Ele era grego, mas de Deus grego não tinha nada, era uma espécia de John Secada (again) grego. Rondava a cantina todos os dias, ou melhor, o “meal service”- como nós glamorosamente lhe chamávamos- onde o almoço mais comum era batatas com massa ou batatas com batatas.
Ele tinha nome, mas fazia questão de dizer “call me Bob, it’s my international name”…Ok, alguém tem nome internacional???
O Bob não sabia o nome de mais nenhuma Erasmus, mas sabia o meu, roçava sempre o tabuleiro no meu e piscava o olho com um sorriso guloso… Um belo dia convidou-me para uma festa em casa dele e eu disse que não…Podia ter sido o princípio duma bela amizade, podia neste momento estar a comer souvlaki na varanda a ver o pôr do sol na Acrópole, mas como sempre snobei um partidaço…

*Nota: o John Secada personifica a tipologia de azeiteiro para mim

13 fevereiro 2007

Desatenta?

À semelhança de ocasiões anteriores, em que toda a gente viu, ouviu e sentiu…Tipo aquela célebre visita do Yasser Arafat a Atenas, em que ele passou mesmo ao meu lado e eu nem o turbante vi…Também desta vez não senti o tremor de terra!
Há mais alguma coia que me ande a passar ao lado e eu não tenha reparado…Tipo o Homem dos meus sonhos?...
“Fáxavor! de avisar e acenar quando o fizer…!”

10 fevereiro 2007

Uma pouca-vergonha

Pouco mais de 3 horas de duração…Entravam e mal falavam, limitavam-se a um seco “com licença”, “ai desculpe”, “posso?”… E pronto, depois não diziam mais nada nos minutos seguintes, até se irem embora e repetirem a mesma lengalenga.
Primeiro uma rapariga, depois um rapaz e finalmente outra rapariga…Muito pouco contacto, muito poucas palavras, nenhum afecto…
Usar e deitar fora, fui companheira de meia hora, uma hora no máximo, bem sei que foi pouco tempo, mas nem ter direito a um “adeus”…
É assim, 3 horas e 10 minutos e 3 parceiros diferentes…Ok, sem ressentimentos, cada um segue o seu caminho… Afinal, nada de estranhar, é apenas a promiscuidade normal quando se anda de Intercidades!

09 fevereiro 2007

Ainda há Super heróis

Já se sabe que ser mulher não é fácil, ser mulher sozinha e independente muito menos…E muito menos ainda à uma da manhã com um frio de rachar e com um carro com muito pouco tempo de vida.
Ontem ia eu sossegadinha para casa, quando um cão vadio pulguento se atravessa no meu caminho, levando-me a bater no separador (não me chamem nabiça, nem azelha, porque até mostrei bastante sangue frio).
Eis-me sozinhinha da silva a ligar para o seguro que não aparecia nem por nada, felizmente com danos apenas na jante (estraçalhada) e no pneu, que ficou mais baixo que as minhas tentativas frustradas de fazer bolo.
Ainda assim devo ter algum santinho lá em cima, porque apareceu a super mulher e uma ajudante - como é que se chama à ajudante da Super Mulher? Ou ela é uma heroína solitária? - e em menos de nada, mudou-me o pneu e pôs-me o carro operacional. Não sei o nome da senhora, nem de onde saiu, mas sem ela provavelmente a esta hora ainda estava à procura do macaco e a tentar tirar o pneu sobresselente.
No meio da saga - onde perdi o telemóvel, entretanto já reaparecido - adorei ver o fantástico trabalho das nossas forças de segurança, tão zelosas e simpáticas. Passou por nós um carro da Polícia e …Só isso, passou e andou! Muito bom saber que podemos confiar nos xôres Agentes.
Como um precalço nunca vem só, a desgraçada da minha salvadora ficou sem bateria e não houve outra hipótese senão pôr o carro a pegar de empurrão- salvo seja- e aí só conseguimos com a ajuda dos homens do camião do lixo. Basicamente, depois de ontem nunca mais vou poder reclamar quando ficar presa no trânsito nas ruas apertadinhas de Lisboa atrás dos camiões do lixo.
Tendo em conta que a Super Mulher pode não andar a sobrevoar a minha área na próxima situação de apuros, que o turno de limpeza do lixo já pode ter acabado, que não se pode contar com a Polícia neste país e com os próximos 2 casamentos…Está mesmo na altura de arranjar namorado!!!

06 fevereiro 2007

Sobre a gripe das aves

As recentes notícias sobre focos do vírus da gripe das aves vêm dar razão a decisões sabiamente tomadas por mim na adolescência: nunca, mas nunca fazer amizade com chocas!
E já agora, será que isto vai ditar o fim das piruas?

05 fevereiro 2007

2 casamentos e uma sesssão de calorias...


Hoje recebi um telefonema de uma amiga com quem não falava há muito tempo, curiosamente poucos minutos depois de ter estado a falar sobre essa mesma pessoa…Coincidências!
O teor do telefonema acabou por não ser surpresa, já que todas sabíamos que mais cedo ou mais tarde ia haver casório.
No meio do telefonema pergunto quem vai também ao casamento e sou surpreendida com a pergunta "e tu, não há novidades?”…”não, nesse campo não há novidades”, digo eu resignada. Desligo o telefone e fico a sentir-me um alien, começo a pensar nas minhas amigas que vão ao casamento e eu sou a única que não está casada, ou noiva, ou mesmo a única que não leva acompanhante. Já para nem falar que pensando no “gang” de amigas da universidade, 3 já casaram, uma já é mãe e outra está a caminho de ser e já nem estou aqui a contemplar as “colegas”, porque aí teria que falar numa creche inteira!
A juntar a este evento, tenho exactamente na semana anterior o casamento duma amiga de há mais de 20 anos…
Nada disto me preocupou antes, ou sequer me tirou o sono, mas algo me diz que as novidades de hoje e o fantasma de acabar como a solteirona do grupo vão contribuir muito para um certo rendez-vous com aquela caixa de Carte D’ Or com pepitas de chocolate hoje à noite…

01 fevereiro 2007

E há quem se queixe que ninguém lhe passa cartão...

Aqui há uns dias atrás vi uma fila gigantesca à entrada do supermercado, ali naquela zona onde há cafezinho e outras lojas. Estava a tentar perceber o que estariam a dar ali para haver aquele aglomeranço de povo, achei que devia ser qualquer coisa fantástica tipo vales de compras, descontos para gasolina, sacos plásticos à borla…Nada disso: era apenas o balcão para adesão ao cartão de cliente Modelo!!!Xiiii, espectáculo “méne”!
Fiquei a pensar como nós portugueses somos “cartãozódependentes”, ele é o cartão do ginásio, os cartões das lojas todas do shopping, o do clube de vídeo (já mudou para clube de DVD), os das empresas petrolíferas, os do supermercado, do laboratório de análises, do seguro de saúde, Miles & More, Fnac, sex shop, etc, etc…
Esta história do cartão faz-me lembrar a questão de fidelidade e também o célebre “a ocasião faz o ladrão” e passo a explicar, a malta tem o cartão da BP/GALP/REPSOL ou noutra vertente, o do Modelo/Intermarché/Carrefour/Minipreço e sem qualquer problema de consciência dá facadinhas. Coisas do género “Ah e tal, não há leite em casa…hmmm, Vou aqui ao intermarché, até tenho cartãozito e tudo” e depois quando falta o óleo para fritar o croquete, dá-se um saltinho ao Mini Preço da esquina. Enfim, uma promiscuidade, só espero que esta gente inconsciente ao menos use protecção!
E a história dos pontos dos cartões de gasolina, alguém verdadeiramente já trocou pontos por escovas de dentes eléctricas ou torradeiras? Quantos pontos foram precisos? 750 mil? Encher um camião cisterna com combustível?
Pois eu confesso, o máximo que consegui trocar foi do meu cartão foi um frasquinho de perfume e gamaram-me 300 pontos, assim sem dó nem piedade…