21 outubro 2005

Sexo e a (pequena) cidade


Hoje a cena repete-se…Recriação do “Sexo e a Cidade” em versão menos cosmopolita- estamos a falar de Lisboa que é praticamente uma aldeia ao lado de NY- menos glamorosa, mais baratucha, mas nem por isso menos interessante.
Já lá vão umas semanitas desde o último meeting e talvez por isso a curiosidade esteja ao rubro. Há muitas novidades, ainda que isso não queira dizer que os personagens sejam novos, vamos lá ver…
Como sempre, eu limito-me aos meus casos de reincidência, que me fazem sempre sentir como aqueles junkies com imensa força de vontade de largar as drogas, mas nunca conseguem!
A última vez que estivemos juntas, houve um episódio de quase intoxicação vinícola porque 3 otárias deram cabo de quase 1 garrafa de vinho num ápice…Até aí tudo bem, não fosse chegar o 4º elemento, provar o vinho e verificar que estava perfeitamente intragável e que muito provavelmente se o continuássemos a ingerir teríamos um dia seguinte passado na sua totalidade no WC. O vinho estava estragado, mas nenhuma se apercebeu…Chato foi tentar convencer o empregado que o vinho estava estragado, após termos literalmente absorvido quase meia garrafa tipo esponjas.
“Olhe desculpe, mas só esta nossa amiga é que percebe de vinhos e sabe dizer se presta ou não…” gerou um olhar assassino que virou olhar “vou transformar-vos em caril”- estávamos no local habitual, o indiano- quando a segunda garrafa veio e também estava estragada.
Quanto à agenda para o jantar, temas em possível discussão:
-efeitos dos recentes furacões e fenómenos naturais na interacção entre sexos;
-gripe das aves? Será que o pânico da pandemia nos vai pôr a fazer aquelas coisas que só equacionamos quando achamos que o Mundo acaba no dia a seguir?
-influência da recente pluviosidade e arrefecimento na dinâmica inter-social;

Dito de uma forma simples, vamos passar a noite a falar de gajos!

12 outubro 2005

Cheira bem...Cheira a comida!


O odor…Ai, o odor! … Hoje o alvo de post será o odor gastronómico.
Comecemos pela secção restaurante, não há pior que estar bela e radiosa, com “cachos” de cabeleireiro tipo Farrah Fawcett – não, isto não é autobiográfico- e de repente na mesa do lado vir um bife na pedra…O rasto de fumo e cheiro gera um “pfff, que pivete” geral na sala.
O mesmo se verifica muitas vezes no chinês, quando a chinoquinha que diz “clepe” aparece com gambas na chapa quente ou algo do género. Não sei porquê, mas faz-me sempre lembrar aqueles desenhos animados da doninha fedorenta que corrria aos pulinhos atrás da sua “chérie” e deixava um rasto de mau cheio por onde passava.
Podemos passar agora à secção do hálito, coisas óptimas que deixam mau hálito e impedem a realização de castigos. Neste capítulo, começo com um aviso aos vampiros deste País…Os vossos dias estão contados! Pão de alho, quem não gosta de pão de alho? E a pergunta seguinte, quem é que se atreve a “beijar” a seguir a uma boa dose de pão alho??
Já nem vou falar daquelas combinações letais tipo atum+ cebola…Até porque como a maioria dos frequentadores deste cantinho sabem, eu sou alérgica a cebola.
Alguém tem truques para desviar as questões aromáticas? E já agora…Esta história do aroma gastronómico faz-me também lembrar dum ambientador que se chama “toque e fresh”, sendo que aqui é “toque e foge” porque ninguém aguenta…

06 outubro 2005

Estarola!

A Marisa Tomei- uma das minhas actrizes preferidas - dizia num filme que eu adoro que assistir à vida dela era como ver os “três estarolas em espanhol", ou seja, mais patética é impossível! Pois bem, o meu dia ontem parecia uma cena tirada desse filme….
Começou ao pequeno almoço, coma tentativa de abrir uma garrafa de leite Ucal- aquilo está mais difícil de violar que o Fort Knox- como está bom de ver o resultado foi péssimo e verti metade da garrafa no chão, na banca da cozinha, no tapete e pior…na gaveta dos talheres! Tive que tirar tudo pecinha por pecinha e lavar aquela porcaria toda! Falando em talher, tenho um novo serviço de talheres, com morangos, claro!Ainda não o estreei!...
A saga seguiu-se à tarde, como boa Escrava Isaura que sou fui trabalhar no feriado…Fui para uma demonstração canina. Ora bem, num sítio onde há muitos cães normalmente há sempre…Isso mesmo : montes de CACA no chão, que eu pisei mal pus o pé na porcaria do recinto! Só me apetecia chorar…
Nem me atrevi a cozinhar nessa noite, sabe-se lá o que me poderia ter acontecido…Sim, porque estamos a falar da mesma pessoa que engomou o braço e uns dias depois, a barriga criando a cicatriz cesariana- sexy que tanto gozo já mereceu. A mesma pessoa que bateu com a cabeça na prateleira cortou uma perna com estilhaços dum copo e espetou a faca e um lápis na mão esquerda…

04 outubro 2005

Sub 30


É oficial! Estou velha, caquética, reumática, lentamente a passar para a twilight zone, a zona desconhecida...
Ontem tomei coragem e assumi este novo estatuto! Arrumei a minha carteira, deitei fora os 500 talões de Multibanco e de lojas -das minhas compras variadas de malas, sapatos,roupa e bijuterias- e foi nesse processo de arrumações que tomei a decisão mais difícil dos últimos anos. Ali estava ele, triste, abandonado, deixado só pela falta de uso...O meu Cartão Jovem....< (menos) 26 dizia ele num painel colorido com um bonekquinho de crista em pé, a tentar parecer um jovem...E eu já tenho 26 anos, 3 meses e uns dias...
Ninguém merece sofrer tanto e então cometi um acto que requereu muita coragem, mas também muita misericórdia pelo pobre cartão: cometi eutanásia...Peguei no dito cartão e deitei-o fora...
Adeus descontos na CP, descontos no cinema-só a dias pares em sesões esgotadas em filmes reles e em salas velhas-, é o fim do interrail mais barato, do ar de "eu ainda sou estudante e muito jovem e cool"...Preparo agora o olá "inatel", olá "lindor", olá "placa dentária" e olá...oops , esqueci-me do resto, deve ser da velhice!

03 outubro 2005

Vai um pézinho de dança?

Ando há meses para relatar um pormenor curioso da minha vizinhança… Ora bem, moro paredes-meias com uma banda, ou deverei dizer, um conjunto musical?
Não conheço os elementos, mas consigo imaginá-los através do reportório musical que me obrigam a ouvir todos os finais de tarde….Aqui fica a playlist:

1- “Tiro o caro, ponho o carro à hora que eu quiser…”
2- “aperta , aperta com ela…”
3- “dá cá, dá cá, tu não digas que não…”
4- “apitó comboio…”

Cada vez que ouço este sonzinho ao fim da tarde, lembro-me daqueles átrios de hotel no Algarve, onde um velho ranhoso de camisa às flores- tipo Beach Boys a tocar no Crato- toca hits antigos, género “it´s now or never…” para júbilo dos turistas bifes que se encharcam em jolas e piscam o olho às empregadas do hotel e às hóspedes mais vivaças…estou a ter um dejá-vu dum final de tarde em Maio com uns “drinks” no Hotel Ampalius em Vilamoura.
Eu dizia imaginá-los, mas na realidade eu julgo que estas atrocidades musicais estão a ser levadas a cabo por um só indivíduo que eu imagino roliço, de bigode, cachucho no dedo, camisa aberta até ao umbigo e fio de ouro carregado de medalhinhas!!!
O espectro musical é alargado: música popular portuguesa tocada com a mais alta qualidade. Imagino eu que os instrumentos sejam um órgão manhoso, daqueles que dá para fazer efeitos sonoros manhosos também e …e….Oops, eu acho que eles não têm mais instrumentos musicais!
Constou-me que eles actuam em cerimónias tipo casamentos, baptizados, aniversários…Meu Deus, coitados dos convidados! Tenho urgentemente de descobrir a próxima actuação e ir lá para os ver, droga, para o ver…Ainda não tenho planos para a passagem de ano…Hmmm….Estou a ficar com ideias!
No Sábado, estava eu no meu WC num momento Palmolive, sim, eu costumo tomar banho e foi a surpresa…Comecei a ouvir um dueto, sim, o cantor habitual em dueto com uma voz feminina! A música, essa não me recordo qual era, mas era um daqueles temas dos seventies, em versão alterada- e garanto que não era para melhor- com umas tiradas esganiçadas, mas sempre com o background do órgão…Mau, muito mau!
Ainda não me cruzei com o vocalista, mas tenho um bocado de receio pela escolha musical, pela voz afinada…Muito mesmo, principalmente depois de há uns dias atrás ter estado no mesmo recinto com o José Cid…!!!