15 dezembro 2006

Sweet little 17


Hoje à hora de almoço fui ao banco, até aí nada de especial, não fosse o banco pertinho da escola secundária... Já devem estar a pensar que vou falar dos miúdos giros que vi lá no portão, ok, até ia falar nisso -sim, eram aos magotes em versão Pin y Pon- mas não vou ser tão óbvia!
A verdade é que estava um enorme reboliço lá nas redondezas e fiquei a pensar o que seria aquele sururu todo até se fazer luz na minha mente: último dia de aulas!!
Fiquei tão nostálgica, com o coração tão apertadinho, com uma enorme vontade de voltar 10 anos para trás e recuar àquela altura fantástica!!
Tendo crescido numa cidadezinha pequena onde só havia um liceu tornava essas alturas inesquecíveis, a malta toda juntava-se no barzinho manhoso a 500 metros do liceu e sentia-se o máximo. Para além de se reunir toda a escola, havia sempre elementos das escolas de cidades vizinhas que vinham, digamos “confraternizar”.
Lembro-me de estar a escolher o kit para esse dia, do friozinho na barriga – as “borboletas no estômago”- ao ver um elemento desconhecido e pedir a uma amiga da amiga “conheces??? Apresenta, apresenta !!”, dos segredinhos e mexericos com as amigas, dos projectos para as férias, da sensação de já ser muito crescidinha, dos bilhetinhos, dos sorrisos tímidos, das trocas de olhares, dos recadinhos “diz ao teu amigo que a minha amiga o quer conhecer”…
Só sei que nessa altura não havia telemóveis, nem sms, nem hi5, nem msn…Mas era tudo tão especial, tão marcante, tão de “tirar o sono” e “dar voltas na cama” e principalmente, capaz de me fazer sonhar acordada…

6 comentários:

Anónimo disse...

Sonhar acordado... Ora aí está algo de que tenho saudades.

Alessia disse...

Quando me lembro desses tempos...cheios de borboletas na barriga, conversas e mexericos com as amigas, emoções à flor da pele, os amigos de outras escolas, as tardes no bar perto da escola...acho que afinal...ainda não cresci tanto assim...pois parece que tudo isso aconteceu ontem!!!

Anónimo disse...

Este mortanguito precisa de carinho e atenção, tanta nostalgia que até chateia...!

Ontem por estar a preparar uma surpresa para o natal para a minha família (DVD com recordações fotográficas de toda a família), vasculhei os baús e revi todas as fotos parolas das minhas turmas. Óhhhh que feira do terror cada personagem pior que a outra...tenho saudades sim, principalmente dos momentos descomprometidos e inocentes (alguns mais que outros), mas o que lá vai lá vai.

Beijos e bom fim de semana

Always anonymous

Sedutora Ilusão disse...

O teu post também me fez recordar os meus tempos de escola. É incrível como era tudo tão marcante! Tenho saudades, muitas mesmas! Da boa vida, das conversas de grupo, das horas passadas no café, etc, etc.

Bjs

Ana disse...

E com isto tudo tambem voltei atrás no tempo! Que boas lembranças... perto da minha escola havia ( e ainfa há) um miradouro de onde se vê toda a cidade de Lisboa.
Quando comecei a ler o teu texto, foi p'ra aí que saltaram todas as minhas lembranças: as escapadelas romanticas com a minha grande paixão de adolescente, as conversas "secretas" com as amigas, os sonhos, as emoções...
que bom lembrar tudo isso!

Beijinho

Anónimo disse...

que nostalgia tb me inundou ao ler este post..!!
já vão longe os tempos de adolescência em que tudo era tão mais simples, tão mais espontâneo..!
agora os adolescentes crescem "à força", demasiado centrados em si mesmos, ostentando aquilo que não são...;
muitos são rebeldes sem causa, muitos não tem grandes ideais e quase todos deixam-se levar por modas e manias...
são na sua maioria superficiais, ocos de sentimentos e de personalidade.
no fundo, falta-lhes a essência e a naturalidade que caracterizavam as gerações jovens de até há bem pouco tempo...
Dos tempos de liceu, o que recordo com mais carinho e saudade é precisamente isso... a naturalidade (quase a roçar a ingenuidade) dos de então... as brincadeiras até aos 17 e picos, as descobertas graduais, o crescimento e desenvolvimento natural e espontãneo...

Afinal, crescer "depressa e bem, há pouco quem"...
Impoê-se a pergunta:
onde irão parar as juventudes standardizadas e frívolas de hoje?!! ...